HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO

A ASSOCIAÇÃO DOS INDUSTRIAIS DA CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS - AICE foi fundada em 1975 por meia dúzia de empresários corajosos e convictos de que o setor necessitava de se profissionalizar.
Não herdou nenhuma estrutura existente antes do 25 de abril de 1974, pelo contrário, nasceu exatamente porque os Industriais da Construção de Edifícios, não estavam de acordo com as orientações seguidas pela estrutura que existia: O GRÉMIO.
É desde da primeira hora de âmbito Nacional. Com a crise que há uns anos se instalou na Europa e no mundo, Portugal, um pequeno país (à beira mar plantado) e, com uma industria de construção desordenada, não fugiu à regra.
É uma Associação Patronal que representa pessoas singulares ou coletivas, titulares de empresas que exerçam a atividade na construção e ou na promoção dos interesses empresariais dos associados quer a nível nacional, comunitário e internacional. No âmbito da sua função, a AICE atua junto dos poderes públicos e de todas as entidades que moldam o quadro legal, económico e social, do setor da Construção e Obras Públicas.
A AICE procura permanentemente minimizar os entraves à atividade regular e legal da indústria da construção, procurando ajudar a melhorar a sua produtividade e a sua competitividade. Pela forma como tem atuado na prossecução do interesse público, ao longo da sua existência, a AICE é reconhecida oficialmente, como pessoa coletiva de utilidade pública - DR-2ª SÉRIE- Nº63 DE MARÇO DE 1994.
A AICE, (tal como a maioria dos seus associados) tem sobrevivido a anos difíceis, mas nunca perdeu o “NORTE”, soube moldar os seus gastos, de forma a não entrar em ruptura financeira. Reorganizou os seus serviços e está a adaptá-los à nova realidade.
A atual direção presidida pelo doutor César Neto, está a dar uma nova dinâmica e uma nova imagem, de forma a poder ajudar os seus associados a agirem com menos dificuldades perante o emaranhado de leis e regulamentos cada dia mais complexos e complicados.

PDF  Estatutos da AICE