Mensagem do Presidente
presidente

Dignissima(o)s,

Em primeiro lugar quero saudar todos os nossos Associados, em especial aqueles que de há longos anos vêm dedicando parte do seu precioso tempo em prol da AICE. Quero também dar as boas-vindas às empresas cujo processo de admissão está em curso e que estou seguro terão um papel importante no futuro da nossa Associação. Através dos serviços que oferecemos aos nossos Associados, e com a vossa colaboração, queremos minimizar os entraves à atividade regular e legal da indústria de construção, procurando ajudar a melhorar a sua produtividade e a sua competitividade.

Todos os membros da Direção, dos diversos órgãos da AICE, e do seu quadro de pessoal estão à vossa disposição.

Cumprimentos,

Presidente da Direcção

História

A ASSOCIAÇÃO DOS INDUSTRIAIS DA CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS – AICE foi fundada em 1975 por meia dúzia de empresários corajosos e convictos de que o setor necessitava de se profissionalizar. Não herdou nenhuma estrutura existente antes do 25 de abril de 1974, pelo contrário, nasceu exatamente porque os Industriais da Construção de Edifícios, não estavam de acordo com as orientações seguidas pela estrutura que existia: O GRÉMIO.

É desde da primeira hora de âmbito Nacional. Com a crise que há uns anos se instalou na Europa e no mundo, Portugal, um pequeno país (à beira mar plantado) e, com uma industria de construção desordenada, não fugiu à regra. É uma Associação Patronal que representa pessoas singulares ou coletivas, titulares de empresas que exerçam a atividade na construção e ou na promoção dos interesses empresariais dos associados quer a nível nacional, comunitário e internacional.

No âmbito da sua função, a AICE atua junto dos poderes públicos e de todas as entidades que moldam o quadro legal, económico e social, do setor da Construção e Obras Públicas. A AICE procura permanentemente minimizar os entraves à atividade regular e legal da indústria da construção, procurando ajudar a melhorar a sua produtividade e a sua competitividade. Pela forma como tem atuado na prossecução do interesse público, ao longo da sua existência, a AICE é reconhecida oficialmente, como pessoa coletiva de utilidade pública – DR-2ª SÉRIE- Nº63 DE MARÇO DE 1994. A AICE, (tal como a maioria dos seus associados) tem sobrevivido a anos difíceis, mas nunca perdeu o “NORTE”, soube moldar os seus gastos, de forma a não entrar em ruptura financeira. Reorganizou os seus serviços e está a adaptá-los à nova realidade. A atual direção presidida pelo Engenheiro João Faria, está a dar uma nova dinâmica e uma nova imagem, de forma a poder ajudar os seus associados a agirem com menos dificuldades perante o emaranhado de leis e regulamentos cada dia mais complexos e complicados

Missão

A aposta na presença diversificada em eventos sobre conhecimento e em fóruns de decisão da área de negócio, a par da contratualização na aquisição de bens e serviços em melhores condições para os Associados, são as duas das opções imediatas desta nova AICE. Mas entre as suas ambições está também o combate à concorrência desleal e a criação de uma “comissão arbitral” para dirimir pequenos conflitos dos Associados e dos seus clientes e fornecedores.

O papel ativo da AICE passará pela divulgação, incentivo e participação dos seus Associados, em concursos, empreitadas e negócios, e pela promoção de “meetings” regulares com parceiros e outros interessados. Vai ainda ser dada prioridade à formação, interna e externa, coletiva ou personalizada, nos diversos graus académicos e profissionais. Haverá uma reorganização e melhoria das instalações da sede, do “site” e será recuperada a edição da revista – A Edificando.

Outra das suas bandeiras será a realização de eventos nos momentos emblemáticos da Associação a par da homenagem aos Associados de mérito. A nova AICE, pretende liderar o associativismo em número de Associados, participar como parceiro estratégico junto das entidades competentes na área de negócios e contribuir para uma maior seriedade e profissionalismo da construção e das obras públicas.